1°BBM EFETUA AÇÕES DE PREVENÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

O 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1°BBM) realizou uma série de ações preventivas em Florianópolis. No último sábado, 17, foi organizada uma palestra educativa a pedido do Conselho Comunitário de Segurança da Barra da Lagoa. Na terça-feira, 20, a equipe do quartel do Rio Tavares fez uma visita a um núcleo de educação infantil. No mesmo dia, foi realizado um simulado de abandono de local em um núcleo de desenvolvimento infantil, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na primeira ação dos bombeiros, a equipe demonstrou a forte conexão entre o quartel e a comunidade local ao realizar uma operação de prevenção durante um evento na Barra da Lagoa. Além do comandante do quartel da região, participaram das ações bombeiros comunitários e um guarda-vidas civil.

Segundo os bombeiros do 1°BBM, a proximidade entre o quartel e os moradores é um exemplo de como a colaboração contínua fortalece a segurança pública, a proteção do meio ambiente e o bem-estar da população. A ação foi organizada a pedido do Conselho Comunitário de Segurança da Barra da Lagoa (CONSEGBDL), reforçando a confiança e o respeito mútuo entre a equipe de resgate e a comunidade.

Simulado de evacuação e visita em escola infantil

Na terça-feira, 20, bombeiros do quartel do Rio Tavares fizeram uma visita ao Núcleo de Educação Infantil Municipal Caetana Marcella Dias. Durante a visita, foram apresentadas orientações sobre os riscos de incêndio e estratégias de prevenção, com destaque para a importância da segurança no cotidiano das crianças.

As crianças participaram ativamente de atividades lúdicas organizadas pelos bombeiros. Entre as atividades, destacam-se a criação de desenhos e a resolução de dúvidas, proporcionando um aprendizado divertido e interativo sobre segurança. Além de educar os pequenos, a ação reforçou a importância de conscientizá-los desde cedo sobre medidas preventivas, promovendo um ambiente mais seguro para todos.

Já o simulado de abandono do local foi realizado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC. Ao chegar na escola, os bombeiros encontraram os alunos fora das salas de aula, concentrados no pátio do colégio. No simulado, a direção do colégio indicou um aluno para que simulasse ser uma vítima, que ficou deitado na área da cantina. A guarnição dos bombeiros fez a abordagem deste aluno e, após a simulação de curativo, conduziram a "vítima" em uma maca articulada até a ambulância, encerrando o simulado.

Após a atividade, a equipe explicou para os alunos, professores e funcionários sobre as atividades e equipamentos usados pelos bombeiros no dia a dia e no atendimento de ocorrências. Vale ressaltar que estas atividades têm como objetivo padronizar os procedimentos para evacuação de locais em caso de emergência, além de aproximar a comunidade da corporação e de suas ações preventivas.

Texto: soldado Guilherme Hülse e auxiliar do B5 Rita de Cassia Carreira.
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.