O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de SC realizou na terça-feira, 24, o atendimento de um homem que foi vítima de ferimento por arma de fogo no município de Ilhota. No atendimento foi feito o uso de Sangue Total.
As equipes de plantão do Arcanjo-01, de Florianópolis, e DO Arcanjo-03, de Blumenau, foram acionadas pela Central de Regulação do SAMU (CR) às 15h30min para realizar o atendimento da vítima que foi alvejada por vários tiros de arma de fogo na região do tórax, abdômen, braço e coxa. O paciente apresentava um quadro grave, estando inconsciente, com parada cardiorrespiratória e redução do volume sanguíneo (hipovolemia). O paciente teve a parada cardiorrespiratória (PCR)revertida e foi feito o uso de Sangue Total para que fosse possível melhorar e estabilizar seus sinais vitais.
Essa ocorrência reforça a importância da equipe do Arcanjo e do uso da transfusão de Sangue Total nas ocorrências de atendimento pré hospitalar.