No mês de setembro, os Cursos de Apoio Solo Operacional do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram encerrados em suas três Companhias no Estado (Florianópolis, Blumenau e Joaçaba).
No mês de setembro, os Cursos de Apoio Solo Operacional do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram encerrados em suas três Companhias no Estado (Florianópolis, Blumenau e Joaçaba).
Bombeiros Militares integrantes do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram um Intercâmbio Técnico no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Ao todo, três militares participaram das instruções, promovidas em Belo Horizonte (MG) entre os dias 03 e 07 de junho.
Santa Catarina é pioneira neste tipo de serviço que existe em apenas quatro cidades no mundo
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através da aeronave Arcanjo-04, em parceria com o SAMU Aeromédico de Santa Catarina, realizou o primeiro transporte aeromédico em apoio ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 15/05.
Bombeiros Militares integrantes do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em parceria com profissionais do SAMU Aeromédico (SES / SAMU), participaram neste sábado, 27, da 27ª Corrida de Revezamento "Volta à Ilha", em Florianópolis.
O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA / CBMSC), em parceria com o SAMU Aeromédico (SES / SAMU), realizou nesta segunda-feira, 15, o primeiro transporte aeromédico com a nova aeronave de asa fixa Arcanjo-04, a qual está baseada em Joaçaba.
O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBMSC), em parceria com o SAMU Aeromédico (SES/SAMU), inaugurou nesta quarta-feira, 10, em Joaçaba, sua nova unidade no Estado, e fez a entrega de novas aeronaves as quais serão incorporadas à atividade aeromédica, ampliando deste modo a prestação de serviço.
A 1ª Tenente Fernanda Corrêa Reck, que atua no Batalhão de Itajaí, é a primeira oficial bombeira militar, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), habilitada como piloto de avião multimotor. Ela realizou curso inicial de piloto privado (PP) particular e para pilotar o avião Carajá, que é multimotor, ela participou de mais uma qualificação sob instrução dos capitães Fábio Fraga e Álvaro Luiz Bilher Júnior, ambos do BOA.
Na terça-feira, 15, a Central de Operações 193 recebeu um chamado do Coordenador de Praia da Barra da Lagoa, comunicando a necessidade de apoio em uma ocorrência de reação alérgica.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na sexta-feira, 02, uma missão de transporte de uma mulher com anemia severa do hospital de Alfredo Wagner para o Hospital Regional de São José pela equipe da aeronave Arcanjo-01, a qual possui base em Florianópolis.
Na manhã de terça-feira, 30, foi realizada solenidade militar para comemorar os 14 anos do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e outros atos, entre eles, a passagem de comando.
Entre os dias 08 e 12 de janeiro, o 1º tenente Douglas Amaral da Cunha realizou o Programa de Treinamento em Emergências no Flight Training Device (FTD), modelo AS550 (HA-1 Fennec AvEx), na Divisão de Simulação do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) em Taubaté-SP. O FTD é um simulador de aeronaves semelhante às que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) usa em suas operações, como é o caso dos Arcanjos 01 e 03 (modelo AS350 B2).
Por volta das 16h30 da última quinta-feira, 14, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Timbó junto com a equipe do Arcanjo-03, se deslocaram para atendimento de uma ocorrência de trânsito envolvendo um caminhão e um veículo de passeio.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC participaram de um ciclo de palestras promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em parceria com o CBMSC. O evento foi realizado na quinta e sexta-feira, 23 e 24, no aeroporto Floripa Airport.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na última sexta-feira, 24, a primeira missão internacional, sendo um transporte aeromédico de um adulto do município de Buenos Aires, capital da Argentina, para Lages, estado de Santa Catarina, sendo esta a missão de transporte aeromédico mais longínqua já realizada.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC realizaram transporte aeromédico mais distante de sua história com a aeronave "Arcanjo-06"
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na terça-feira, 24, a 2ª Jornada de Segurança Operacional.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de SC realizou na terça-feira, 24, o atendimento de um homem que foi vítima de ferimento por arma de fogo no município de Ilhota. No atendimento foi feito o uso de Sangue Total.
No dia 05, quinta-feira, foi realizada uma solenidade militar em comemoração aos 08 anos de história do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Blumenau.
Na quinta-feira, 14, a turma do 4º Pelotão do Curso de Formação de Praças (CFP) visitou a base do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) localizada no sul da ilha, em Florianópolis.
Na sexta-feira, 08, a turma do curso de Formação de Praças (CFP) em Blumenau visitou a base da aeronave Arcanjo-03, que atua a partir do vale do Itajaí.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na presente data o transporte de repatriamento de um adulto do município de Pirassununga, no estado de São Paulo, para Florianópolis, estado de Santa Catarina.
A origem do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deu-se no início do ano de 2010, em 20 de janeiro, quando atendeu a primeira ocorrência às 17h20min envolvendo uma colisão entre um carro e um caminhão na BR-282, com vítima presa em ferragens.
A utilização de sangue total no atendimento aeromédico é um projeto pioneiro e inovador no país, com expressão inclusive a nível mundial, o qual consiste na disponibilização de bolsas de sangue total de baixa titulação nas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)
Na manhã desta quarta-feira, 07, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) recebeu a visita de uma comitiva do estado de Alagoas.
Os aviões e helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão à disposição da corporação para o cumprimento de missões de bombeiro militar, saúde, segurança pública, defesa civil, meio ambiente, missões humanitárias, incluindo apoio a órgãos das esferas municipal, estadual e federal.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviou três oficiais pilotos de helicóptero para Goiânia para realizarem o treinamento básico do helicóptero modelo AW119 Koala.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na presente data o transporte aeromédico de um adulto do município de Rio Verde, no estado de Goiás, para Jaguaruna, estado de Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de SC contabilizam cerca de 1.600 atendimentos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) no serviço aeromédico.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de SC, realizaram missões simultâneas com o emprego e ativação de dois aviões no dia 29 de Março.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e do SAMU Aeromédico de Santa Catarina realizou o transporte aeromédico de paciente com síndrome hemolítico-urêmica com a aeronave Arcanjo-06.
Na semana do dia 21, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de Santa Catarina realizaram o transporte aeromédico de um recém-nascido (RN) prematuro mediante a utilização de incubadora instalada no helicóptero Arcanjo-01.
Nos dias 08 e 09, o Batalhão de Operações Aéreas – BOA - recebeu a visita técnica de uma comitiva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul - CBMRS.
Por meio de uma cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS), dois tripulantes operacionais deste estado estão estagiando e trocando informações no Batalhão de Operações Aéreas - BOA.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu, no dia 02, à função de comandante de avião o coronel RR Giovanni Fernando Kemper, tornando-se o quarto comandante de asa fixa formado no batalhão.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de Santa Catarina, realizaram na quinta-feira, 16, o transporte de uma feminina adulta de Feira de Santana- Bahia para Navegantes- Santa Catarina.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) habilitou, na data de hoje, 13, o capitão Jefferson Luiz Machado para o voo em aviões multimotores. O instrutor de voo de avião responsável pelo voo de check foi o capitão Fábio Fraga.
As comemorações do aniversário do Batalhão de Operações Aéreas – BOA - começaram no mês de janeiro com o evento denominado "Portas Abertas", o qual foi realizado pela primeira vez, de modo a oportunizar que a população pudesse conhecer a base das aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis, que realizam as operações cotidianamente.
A utilização de sangue total no atendimento aeromédico é um projeto inovador no país, até com dimensões mundiais, o qual consiste no transporte de bolsas de sangue total de baixa titulação nas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) denominadas Arcanjo, para que em casos de extrema urgência possam ser realizadas transfusões de sangue nos pacientes durante o atendimento em cena ou durante a remoção aeromédica. Esta ação garante que os pacientes possam ser transferidos aos hospitais com maior possibilidade de sobrevida.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou, no dia 10, um ciclo de palestras para as Centrais de Emergência, que são os Centro de Operações do CBMSC (COBOM).
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) habilitou, no dia 02, à função de Instrutor de Voo de Avião (INVA), o capitão Álvaro Luiz Bilher Júnior, tornando-se o segundo INVA formado no batalhão.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu, na presente data, 22, à função de comandante de avião o tenente Leandro Grande Cenedesi, tornando-se o terceiro comandante de asa fixa formado no batalhão.
No sábado, 26, o Grupo Escoteiro do Ar Bins Neto 66/SC visitou o hangar do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
O Grupamento de busca e salvamento (GBS), os guarda-vidas civil voluntário e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizaram o resgate de duas vítimas após sofrerem queda do costão sul da praia dos ingleses, em Florianópolis.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em parceria com o Grupamento de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou o resgate de duas vítimas ilhadas próximas a praia do forte, em Florianópolis.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizou em parceria com a SC Transplantes no decorrer desta quinta-feira, 11, o transporte de um fígado, dois rins e dois globos oculares, da cidade de São Miguel do Oeste para Florianópolis.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) esteve presente no 4° Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública, o ENAVSEG, que no ano de 2022 aconteceu no município de Vitória, Espírito Santo.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) realizou na tarde do dia 19, resgate de um masculino no Morro do Cambirela, localizado no município de Palhoça.
Nesta quarta-feira, 20, é o marco inicial de um projeto inovador no país, até com dimensões mundiais, que é o transporte de bolsas de sangue para que em casos de extrema urgência possam ser realizadas transfusões de sangue nos pacientes durante o atendimento em cena ou durante o transporte aéreo nos helicópteros Arcanjos.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu na tarde de quinta-feira, 13, uma visita dos alunos e professores da Creche Idalina Ochôa, em seu hangar no aeroporto de Florianópolis.