No mês de setembro, os Cursos de Apoio Solo Operacional do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram encerrados em suas três Companhias no Estado (Florianópolis, Blumenau e Joaçaba).
A formação teve como finalidade habilitar os alunos (Bombeiros Militares e Comunitários) para a realização das atividades como Apoio Solo Operacional. Os Cursos possibilitaram a instrução dos alunos com conhecimentos técnicos especializados, para o desempenho das funções inerentes à aviação em solo. Além das instruções, o Curso de Apoio Solo Operacional expôs a padronização dos procedimentos envolvendo as atividades aéreas do BOA. Após formados, os alunos atuarão juntamente aos pilotos e tripulantes operacionais, nas suas regiões de lotação.
Em sua grade curricular, a capacitação possui disciplinas como doutrinamento básico de unidade aérea pública, familiarização em segurança operacional, segurança da aviação civil, noções de aeronaves, operações em solo, entre outros conteúdos com instruções teórico-práticas cujo principal objetivo é preparar os alunos para atuarem com segurança em apoio às operações de asas fixas (aviões) e asas rotativas (helicópteros).
A conclusão do curso representa um avanço significativo para o Batalhão de Operações Aéreas, que investe na capacitação de seus membros a fim de garantir qualidade e segurança em todas as suas operações.
O curso teve carga horária total de 24 horas/aula e contou, ao todo, com 59 alunos formados, incluindo Bombeiros Militares e Bombeiros Comunitários. Ganharam destaque, como primeiros colocados do curso o bombeiro comunitário Daniel Bento, com nota final 9,77 em Florianópolis; o soldado Philipe Eduardo Vilvert, com nota final 9,55 em Blumenau e a bombeira comunitária Suelen Fernanda Alves da Silva, com nota final 9,77 em Joaçaba.