PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (389 palavras)

PROJETO SANGUE TOTAL CONTINUA SALVANDO VIDAS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na sexta-feira, 02, uma missão de transporte de uma mulher com anemia severa do hospital de Alfredo Wagner para o Hospital Regional de São José pela equipe da aeronave Arcanjo-01, a qual possui base em Florianópolis.

O pedido deste transporte aeromédico é tido como "ocorrência primária", ou seja, apesar do paciente estar em ambiente hospitalar com suporte médico, a gravidade da doença faz com que haja a urgência no transporte por meio de unidade especializada. Desde a criação do projeto, em meados de 2022, essa é a 36º pessoa que necessitou desse atendimento específico.  



Parceria Pioneira e o Programa "Sangue Total"

A parceria entre o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o SAMU Aeromédico de Santa Catarina e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) viabiliza esse programa, o qual tem como principal objetivo aumentar as chances de sobrevida de pacientes graves nos atendimentos.

O serviço aéreo lida com muitos pacientes em situação de sangramento, perda sanguínea grave e de grandes volumes. Sabe-se, através dos protocolos mundiais de atendimento pré-hospitalar, que a reposição de volume é fundamental para pacientes que perderam uma grande quantidade de sangue. 



Para garantir o funcionamento adequado do serviço, o HEMOSC fornece 2 bolsas de "sangue total": uma do tipo O+ e outra do tipo O-, de acordo com a disponibilidade em estoque. Essas bolsas são armazenadas na sede do BOA e, durante o atendimento, transportadas em uma caixa térmica especial, a qual assegura a conservação adequada do sangue. 


Créditos:
Texto: capitão Daldrian Scarabelot
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193