Bombeiros Militares integrantes do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram um Intercâmbio Técnico no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Ao todo, três militares participaram das instruções, promovidas em Belo Horizonte (MG) entre os dias 03 e 07 de junho.
Durante este período, os bombeiros catarinenses tiveram acesso às questões organizacionais, como:
A equipe do CBMSC foi recebida pela tenente-coronel Karla, comandante do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG. Na ocasião, os militares puderam trocar experiências sobre operações conjuntas em catástrofes e demais eventos que possam envolver múltiplas unidades com foco na atividade bombeiril, como por exemplo as ocorridas na cidade de Brumadinho (2019) e no Rio Grande do Sul (2024).
Além disso, os bombeiros tiveram acesso aos equipamentos utilizados pelas equipes operacionais, sistemas para controle e gestão de toda a frota de aeronaves, instalações físicas do grupamento e demais itens que constituem o funcionamento operacional da Unidade.
O Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG foi criado em 2007 e atualmente conta com 4 bases espalhadas pelo Estado de Minas Gerais, com previsão de expansão de mais 2 bases, totalizando 6 bases.
A Unidade possui uma frota de 5 helicópteros (4 AS350 "Esquilos",1 EC 145/BK117C2) e 3 aviões (2 Grand Caravan C208B e 1 Air Tractor 802), com previsão de recebimento, em breve, de 3 novas aeronaves (helicópteros) AW 119 KX, sendo 2 com possibilidade de Operação por Instrumentos (IFR) e 1 por Condições Visuais (VFR) e mais 2 H145 D3, com capacidade IFR. Este complemento na frota deve ser finalizado até o final do ano de 2025.
Todos os helicópteros da frota possuem o sistema de guincho para salvamento, importante ferramenta para operações de salvamento e extração de vítimas em locais de difícil acesso.
Em uma perspectiva futura, nota-se a necessidade de um intercâmbio além de técnico e operacional, onde pilotos e tripulantes possam cumprir estágios de serviço em outras unidades.
A troca de conhecimento com outras Corporações permite elevar as percepções, aprender novas práticas e compartilhar técnicas usadas nas Operações Aéreas, considerando o aumento no número de eventos onde mais de uma Corporação atua, como por exemplo, os ocorridos em Brumadinho (MG) e recentemente no Estado do Rio Grande do Sul.
Sendo assim, este intercâmbio visa aproximar as Unidades de Aviação Pública, compartilhando conhecimentos e métodos aplicados a cada especificidade das Operações Aéreas. Notavelmente, as ações de Busca, Resgate e Salvamento de vítimas, desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar dos Estados.
Participaram deste intercâmbio o capitão Jefferson Luiz Machado (chefe da Seção de Segurança Operacional), cabo Renato Augusto Mertins (tripulante operacional e mecânico aeronáutico) e cabo Victor Vasconcellos Paschoal (tripulante operacional e mecânico aeronáutico em formação).