O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviou três oficiais pilotos de helicóptero para Goiânia para realizarem o treinamento básico do helicóptero modelo AW119 Koala.
Este treinamento denominado "Ground School" sempre é exigido a todos os pilotos quando vão iniciar voos com alguma aeronave diferente, de modo a terem o conhecimento do funcionamento e operação da máquina.
O treinamento aconteceu em Goiânia entre os dias 02 e 05, no Centro de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, na capital Goiânia.
O evento também foi destinado a pilotos de outras Unidades Aéreas Públicas (UAP), contando com a presença de bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) do Pará.
Por fim, agora com este treinamento da parte teórica concluído, ficam habilitados ao voo deste modelo de helicóptero o capitão Luiz Gustavo Bonatelli, tenente Nicolas Paolo Zanella e o tenente Douglas Amaral da Cunha.
Momentos como este são deveras relevantes para a troca de experiência com pilotos de outros estados, conhecendo suas unidades e especificidades, já que desempenham atividades afins, além do fato de qualificar os pilotos do BOA para um emprego no helicóptero Koala, aeronave de maior performance do que as atuais existentes em operação no BOA/CBMSC.