PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (312 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS REALIZA MISSÃO DE TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizou em parceria com a SC Transplantes no decorrer desta quinta-feira, 11, o transporte de um fígado, dois rins e dois globos oculares, da cidade de São Miguel do Oeste para Florianópolis.  



A operação de remoção de órgãos iniciou no Hospital Regional Tereza Gaio Basso em São Miguel do Oeste por volta das 11h58min, tendo seu fim próximo às 14h30min do mesmo dia.

O Arcanjo-04 chegou à cidade de Florianópolis cerca de 17h do mesmo dia conduzindo os órgãos extraídos bem como a equipe médica (composta por três médicos captadores), permitindo, assim, o implante no receptor.



O transporte aéreo representa importante meio de transporte. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. Pelo modal aéreo, de Florianópolis para São Miguel do Oeste, ida e volta foram percorridos em torno de 1000 quilômetros (aproximadamente 540 milhas náuticas), levando em torno de 01h30min de voo cada trecho. Caso o transporte tivesse sido por via terrestre levaria cerca de 12 horas cada trecho, correndo o risco de perder algum desses órgãos. A exemplo, o fígado, pois o tempo de isquemia é o mesmo que levaria se o transporte fosse realizado por meio de transportes terrestres. 


Créditos:
Texto: estagiário Rodrigo William do Nascimento
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193