PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (445 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE REPATRIAMENTO DE PACIENTE DE FEIRA DE SANTANA-BA COM A AERONAVE ARCANJO-06

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de Santa Catarina, realizaram na quinta-feira, 16, o transporte de uma feminina adulta de Feira de Santana- Bahia para Navegantes- Santa Catarina.  

O pedido desse transporte entrou via Central Estadual de Regulação Inter-Hospitalar, pois uma moradora de Piçarras-SC estava em viagem visitando familiares no estado baiano, quando precisou procurar o hospital local (Hospital Geral Clériston Andrade) com quadro neurológico (de febre, cefaléia, crise convulsiva, evoluindo com rebaixamento do nível de consciência, vindo a ter outras), evoluiu com complicações, e precisou ser internada. Ela estava internada desde o final do ano passado. Com a melhora clínica da paciente, a equipe de regulação entendeu que ela se encontrava estável para a realização do voo de retorno para o estado de origem.



O CBMSC conta com uma aeronave pressurizada, um KingAir, modelo C90 Gti, matrícula PS-TAH, denominado "Arcanjo-06", locada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de modo a atender pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios.

Para cumprir esta missão, a aeronave decolou às 07h30 da manhã de Florianópolis (horário local), com previsão de pouso em Navegantes para o regresso às 18h30 (horário local), ainda na presente data. Já se esse transporte fosse feito via terrestre levaria dias e poderia piorar as condições do quadro clínico da paciente, tornando-se onerosa e inviável.



O Comandante de Operações Aéreas do Arcanjo-06, tenente Rafael Melo Marques, destacou "o voo foi bem conduzido graças à boa coordenação da equipe de saúde conjuntamente com os tripulantes do BOA, sem mencionar que um tipo de missão como esta só é possível de se realizar, pois a aeronave locada pela SES traz esta autonomia e segurança para as equipes que participam do planejamento da missão, já que foram voados cerca de 2.000 mil quilômetros de ida e mais 2.000 quilômetros de volta em um único dia". 


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193