PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (320 palavras)

BATALHÃO DE TUBARÃO REALIZA O PRIMEIRO CURSO DE SALVAMENTO EM ALTURA

Entre os dias 07 e 25, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o primeiro Curso de Salvamento em Altura (CSAlt) no município de Tubarão, na sede o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM). O curso contou com a participação de 16 bombeiros militares de diversas regiões do estado e teve uma carga horária de 126 horas/aula. 



Desde 1986, o CBMSC realiza o CSAlt, e recentemente o curso passou por uma atualização adotando diretrizes baseadas na norma americana da Associação Nacional de Proteção Contra Fogo (NFPA), utilizada pelos bombeiros norte-americanos que são considerados referência mundial nessa atividade. 

Durante o treinamento, os militares receberam instruções de aplicação de sistemas de redução de força, manuseio correto de tripés, técnicas de ascensão e descensão, escalada em torres metálicas com o uso de talabartes, o manuseio seguro de escadas em ambientes elevados e condutas de segurança em telhados.



Além disso, os militares realizaram operações simuladas de resgate em altura, incluindo a retirada de um parapentista preso em uma árvore, o salvamento de um operário em um silo, resgates em ribanceira e operações de resgate com tirolesa. 



O curso possibilitou aos participantes enfrentarem os mais diversos cenários envolvendo a atividade de salvamento em altura, porém, essa atividade exige do militar um treinamento contínuo e atualização constante de conhecimentos, uma vez que ocorrências dessa natureza exige dos profissionais alta capacidade técnica.


Créditos:
Texto: sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: Divulgação CBMSC/Tubarão
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193