Entre os dias 07 e 25, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o primeiro Curso de Salvamento em Altura (CSAlt) no município de Tubarão, na sede o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM). O curso contou com a participação de 16 bombeiros militares de diversas regiões do estado e teve uma carga horária de 126 horas/aula.
Desde 1986, o CBMSC realiza o CSAlt, e recentemente o curso passou por uma atualização adotando diretrizes baseadas na norma americana da Associação Nacional de Proteção Contra Fogo (NFPA), utilizada pelos bombeiros norte-americanos que são considerados referência mundial nessa atividade.
Durante o treinamento, os militares receberam instruções de aplicação de sistemas de redução de força, manuseio correto de tripés, técnicas de ascensão e descensão, escalada em torres metálicas com o uso de talabartes, o manuseio seguro de escadas em ambientes elevados e condutas de segurança em telhados.
Além disso, os militares realizaram operações simuladas de resgate em altura, incluindo a retirada de um parapentista preso em uma árvore, o salvamento de um operário em um silo, resgates em ribanceira e operações de resgate com tirolesa.