Sete equipes de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuam desde quarta-feira, 01, em atendimentos relacionados às chuvas em apoio a população gaúcha que vem sofrendo com as fortes chuvas que assolaram o Estado. Até o momento a corporação já resgatou mais de 360 pessoas e 30 animais que estavam ilhados em situação de risco, em grande parte em cima dos telhados das residências.
O Governo do Estado, mais uma vez, se solidarizou com a situação vivida no Rio Grande do Sul (RS) e por isso determinou o envio de equipes completas, formadas por 32 bombeiros militares com uma estrutura de 10 viaturas 4x4, 11 embarcações e equipamentos específicos para resgate em deslizamentos para prestar todo apoio necessário.
"A gente sabe o que é enfrentar um cenário adverso assim e que toda ajuda é necessária. Por isso determinei o envio urgente de auxílio. Vamos prestar todo o nosso apoio. Nossos bombeiros estão preparados para atuar nessas circunstâncias", afirmou o governador Jorginho Mello.
Dessa forma, prestam apoio ao Rio Grande do Sul equipes de FT de todos os sete Batalhões que integram a 1º Região Bombeiro Militar (1ºRBM), sob o comando do tenente-coronel Fábio Collodel e do major João Emiliano de Moura Silva Miranda.
"Estamos desde ontem com duas equipes em Cruzeiro do Sul realizando resgate de pessoas que estão em situações extremas, dormindo sobre os telhados, praticamente na água", afirma o tenente-coronel Fábio Collodel, comandante das Forças-Tarefas do CBMSC que estão em atuação no Rio Grande do Sul.