O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) sediado em Catanduvas foi acionado para atender um incêndio em uma serraria de madeira, localizada na linha Taquaral, em frente ao cemitério em Presidente Castello Branco. A ocorrência foi registrada no domingo, 16.
Ao chegar no local, a guarnição deparou-se com uma serraria de madeira pequena, de aproximadamente 200m² já completamente tomada em chamas. Na construção, havia um estoque de maravalha, espécie de serragem, que serviu como combustível para o fogo.
Para iniciar a ação de combate, a guarnição optou por utilizar duas linhas de uma e meia polegada. Contudo, o fogo era muito intenso e não houve o efeito desejado. Como o local era isolado, em um terreno em que não havia para onde o incêndio se expandir, a guarnição decidiu controlar a propagação do fogo, deixando queimar o combustível (maravalha). O combate foi realizado aos poucos, para diminuir as labaredas.
Após a diminuição do incêndio, a guarnição permaneceu no local, controlando o fogo que se estendeu ao longo da noite. Ao todo, foram gastos 10000 litros de água nesta ocorrência. O proprietário da serraria encontrava-se no local e não soube informar os motivos que ocasionaram o incêndio. Posteriormente, a guarnição analisou se o ambiente estava seguro e retornou à base.