Bombeiros do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Palhoça foram acionados para atender um princípio de incêndio residencial, no bairro Ponte do Imaruim. Durante o deslocamento com o caminhão de combate a incêndio ABTR-219, a equipe foi informada que o fogo estava confinado em um cômodo da casa. Além disso, um bombeiro comunitário que estava de folga já auxiliava no combate às chamas, com a energia elétrica da casa desligada. O acionamento ocorreu na última quinta-feira, 12.
Ao chegar ao local, a guarnição identificou que o incêndio estava concentrado no quarto da frente da residência. O dono do imóvel já havia retirado seus familiares e, sob orientação de um bombeiro, fechou a porta do quarto para conter o fogo. A equipe iniciou o combate pelo interior da residência, acessando o quarto pela porta principal. Com o calor, o vidro de uma janela trincou, permitindo que os bombeiros a quebrassem para liberar o acesso e montar uma segunda linha de ataque. Ao todo, foram utilizados cerca de 1.000 litros de água para extinguir as chamas, além de ventilação para remover a fumaça.
Após o incêndio ser controlado, a perícia indicou que o fogo começou em uma vela acesa sobre uma mesa de cabeceira, prática religiosa rotineira dos moradores.