No dia 27 de setembro as equipes de salvamento e combate à incêndios do Quartel de Bombeiros Militar das cidades de Tijucas e de Itapema foram acionadas pela central de operações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para atendimento de um incêndio em uma carreta próximo à um centro de distribuição.
Chegando no local da ocorrência foi constatado pelo chefe de socorro em serviço que as chamas iniciaram no fogareiro utilizado para preparo das refeições do motorista da carreta. Segundo o próprio motorista, o fogo iniciou devido a um vazamento de gás do fogareiro e não foi possível conter o princípio de incêndio com o uso de seu extintor de pó químico seco.
Segundo o capitão Markus Vinicius Silveira, comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Tijucas, as chamas já haviam se espalhado pelo lado de fora do compartimento de carga e ganharam proporção rapidamente. "Graças à chegada rápida ao local do sinistro e da ação profissional das equipes de combate à incêndio, evitou-se que o fogo se propagasse para o interior do compartimento de carga, salvando seu conteúdo completamente", afirmou o capitão.
A ação do Corpo de Bombeiros Militar evitou a destruição do veículo e preservou sua carga que era de alimento perecível, conclui o Cabo Weiss, combatente da equipe em serviço no dia.