Na tarde de segunda-feira, 15 de setembro, a equipe do quartel da Trindade foi acionada para uma ocorrência de busca e resgate de animal, envolvendo um gato preso em uma chaminé de churrasqueira, no nono andar de um prédio localizado na Trindade, em Florianópolis.
Segundo os tutores, o felino desapareceu quando entrou na chaminé durante uma mudança no imóvel. Desde então, não havia mais sinais do animal. Na última semana, uma moradora do primeiro andar relatou ouvir miados vindos da estrutura e entrou em contato com os donos, que acionaram o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
A equipe avaliou a situação e, com autorização da moradora, realizou uma abertura na parede ao lado da churrasqueira para acessar o local. Utilizando um cambão, os bombeiros conseguiram retirar o gato em segurança. O animal foi entregue aos tutores, que o encaminharam para atendimento veterinário.
A ação demonstrou a dedicação do CBMSC não apenas em ocorrências de emergência envolvendo pessoas, mas também em situações de proteção e cuidado com os animais.