A Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu diversas ligações relatando um acidente de trânsito na ponte Colombo Salles, em Florianópolis. Após o acionamento pelo telefone 193, bombeiros do 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1°BBM), do bairro Estreito, deslocaram-se para atendimento às vítimas do acidente, ocorrido na tarde de quinta-feira, 15.
Ao chegarem ao local, os bombeiros realizaram uma avaliação da cena e o gerenciamento dos riscos. Três veículos estavam envolvidos no acidente, no qual constatou-se a presença de um motorista de táxi preso às ferragens do carro. A vítima estava consciente e relatou que sentia dores no peito.
Para o resgate, as equipes iniciaram a estabilização do veículo e verificação interna de segurança, possibilitando o primeiro contato com a vítima. Foi realizada a retirada do assento e encosto do banco traseiro do carro, além da abertura do porta-malas para a extração em ângulo zero. O banco do motorista foi totalmente reclinado, sendo ainda necessário o uso de um cilindro expansor hidráulico para reclinar o banco ainda mais, facilitando o trabalho de retirada.
Após os procedimentos de resgate, o condutor foi retirado com segurança do veículo e cuidadosamente colocado em uma maca rígida, com uso de colar cervical. O estado de saúde do motorista foi avaliado em conjunto, por bombeiros da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU-520) e do caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-140). Após avaliação, o homem foi conduzido em situação estável ao Hospital Celso Ramos, para avaliação médica.
Ao final do atendimento, a equipe retirou o carro da pista e espalhou serragem para conter o vazamento de óleo do motor do veículo. Durante o atendimento, a viatura do comandante de área do 1°BBM também foi deslocada para apoio.
Créditos:
Texto: soldado Guilherme Hülse e auxiliar do B5 Rita de Cássia Carreira.
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.