O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) demonstrou mais uma vez sua eficiência e prontidão ao atender a uma ocorrência de incêndio em uma residência unifamiliar na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, no dia 06, sexta-feira.
A equipe de plantão, a bordo do caminhão de primeira resposta (ABTR-195), foi acionada pelo Centro de Operações Bombeiro Militar (COBOM) por volta do meio-dia. O deslocamento da equipe do centro da cidade até o bairro Varginha foi imediatamente iniciado, e em aproximadamente 12 minutos, os bombeiros chegaram ao local da ocorrência.
Ao chegarem à residência, encontraram moradores, vizinhos e parentes do morador, que já haviam arrombado a porta principal da casa, uma estrutura de madeira com cerca de 40m². Eles estavam corajosamente combatendo as chamas com baldes de água e uma mangueira externa à edificação. O fogo estava concentrado na cozinha, atrás de uma geladeira, e se propagava rapidamente pelas paredes ascendentes, forro de madeira e telhado, que era coberto por telhas do tipo Brasilit.
A equipe do ABTR-195 agiu com rapidez e eficácia, montando uma linha de ataque direto e iniciando o combate às chamas. Com o uso de aproximadamente 400 litros de água, o incêndio foi completamente extinto, preservando a maior parte da estrutura da residência. Graças à pronta ação dos bombeiros, não houve vítimas no incidente.
Os danos causados pelo incêndio ficaram restritos à geladeira, a uma parede, ao forro e ao telhado. Alguns utensílios de cozinha e um bebedouro de água também foram afetados pelo calor e pela fumaça. O inquilino da casa foi chamado por parentes e compareceu ao local, onde os bombeiros forneceram a ele algumas orientações e esclarecimentos, ficando sob sua responsabilidade, a partir daquele momento, a recuperação e reparo do imóvel.
A atuação ágil e eficaz da equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina demonstra mais uma vez o comprometimento da instituição em proteger vidas e bens da população. A pronta resposta e o profissionalismo dos bombeiros foram essenciais para evitar uma tragédia maior. A comunidade de Santo Amaro da Imperatriz pode contar com a dedicação contínua desses profissionais, que estão sempre prontos para agir em situações de emergência.