Alguns oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão participando de uma importante reunião do Conselho Estratégico da corporação, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis. Durante o encontro, estão sendo discutidos alinhamentos administrativos e operacionais que buscam aprimorar o serviço prestado à população catarinense.
Liderando os trabalhos, o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, destacou a importância do momento para a corporação. "Estamos alinhando estratégias para dar continuidade à execução do nosso Plano de Comando,alinhado ao Plano de Governo do governador Jorginho Mello. Nosso objetivo é estruturar formas de atender ainda melhor o cidadão catarinense", afirmou o coronel.
As discussões do encontro estão focadas no aprimoramento contínuo das atividades do CBMSC, levando em consideração a visão da corporação de se tornar uma referência em excelência na prestação de serviços de bombeiro, gestão, e conhecimento. A missão central do CBMSC é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, e os temas abordados refletem esse compromisso.
Entre os temas está a implantação do "Descomplica CBMSC", nova metodologia de análise de projetos preventivos contra incêndio e vistorias focada na segurança global da edificação, por meio da análise de risco e da continuidade de um único profissional acompanhando o processo até o fim. O decreto de implantação foi publicado pelo Governo do Estado em janeiro deste ano.
O Conselho Estratégico do CBMSC é composto por Comandantes dos batalhões, Diretores, membros do Estado-Maior Geral e Alto Comando da corporação. As reuniões ocorrem periodicamente sendo um espaço de avaliação de questões técnicas e administrativas e de construção conjunta de soluções e estratégias.