PESQUISAR

Blog de Notícias

5 minutos para leitura (980 palavras)

CBMSC CELEBRA 99 ANOS COM SOLENIDADE, HOMENAGENS E FORMATURA DE NOVOS OFICIAIS


O compromisso com a vida e a proteção da sociedade catarinense marcou a solenidade alusiva aos 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. O evento reuniu autoridades civis e militares, entre elas o governador Jorginho Mello, o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel RR Flávio Rogério Pereira Graff, o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, e o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Emerson Fernandes.

A solenidade marcou a formatura de 16 cadetes que concluíram o curso de formação com duração de dois anos e dois meses, coordenado pela Academia de Bombeiros Militar. Os novos aspirantes a oficial serão distribuídos por todo o estado de Santa Catarina para servir à sociedade catarinense.



A cerimônia também destacou a trajetória histórica da corporação desde sua criação em 1926, reforçando o compromisso com a excelência no serviço prestado à população. Durante a solenidade, foram entregues condecorações em reconhecimento ao trabalho e dedicação de bombeiros militares e civis, entre elas as medalhas por tempo de serviço nas categorias ouro, prata e bronze; Medalha de Mérito Bombeiro Militar nas categorias ouro, prata e bronze; Medalha Hugo Stockler de Souza; Medalha do Mérito Pré-Hospitalar; Medalha do Mérito Comunitário e a Comenda Dom Pedro II — a mais elevada honraria institucional do CBMSC.

Entre os homenageados, estiveram o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, agraciado com a Comenda Dom Pedro II, e a menina Lara de Oliveira Pereira, de nove anos, que recebeu a Medalha de Mérito Comunitário após salvar a vida da prima de apenas três anos utilizando a manobra de desengasgo aprendida no Programa Bombeiro Mirim. 

Durante seu discurso, o prefeito Topázio destacou: "Parabéns à pequena Lara, que soube aproveitar a oportunidade do aprendizado no Programa Bombeiro Mirim e aplicar o conhecimento em casa, ao salvar sua prima de apenas três anos. Tenho um irmão que é policial militar, portanto reconheço a importância de todos os profissionais das Forças de Segurança catarinenses e tenho satisfação em poder homenageá-los. Sucesso aos novos aspirantes, vocês são um orgulho para a sociedade".



O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, agradeceu aos presentes e declarou: "Com elevada honra e profundo senso de responsabilidade, cumpre-me parabenizar os presentes pela medalha recebida. Virtude, retidão e temperança são valores dos homenageados, em reconhecimento por atuarem com eficiência e lealdade. Agradeço também pelo reconhecimento da população ao longo da história do CBMSC, nestes quase 100 anos, e em especial, ao governador Jorginho Mello que deu prioridade aos investimentos contínuos na corporação. Nossa eterna continência ao governador, que possibilitou que a Segurança Pública de Santa Catarina seja referência em todo o país".

Sobre a formatura dos novos oficiais, o comandante reforçou: "É motivo de alegria participar da formação dos novos oficiais, em um momento tão simbólico. A espada militar, recebida nesta solenidade, é o símbolo mais antigo e de profundo significado, sinal de status e disciplina, honra e responsabilidade. A insígnia de comando recorda aos mais novos oficiais que a sua missão não se limita ao combate, mas à disciplina e aos valores éticos. O verdadeiro comando deve ser exercido com disciplina, justiça e lealdade à população". Por fim, o comandante expressou o sincero reconhecimento a todos os homenageados e agradeceu aos que prestigiaram o evento.



Ao fazer uso da palavra, o Governador do Estado, Jorginho Mello, parabenizou o coronel Fabiano de Souza por seu exemplar trabalho com comprometimento no Corpo de Bombeiros Militar. Em seguida, parabenizou os homenageados, especialmente a Bombeira Mirim Lara, por salvar a vida de sua prima e se tornar um exemplo para a sociedade. 

O Governador ainda prestou homenagem especial aos pais da soldado Tainá — nome de turma dos cadetes formandos — e lembrou sua trajetória com respeito: "Parabenizo postumamente a soldado Tainá, que cumpriu com honra seu juramento e dedicou sua vida pela proteção do povo catarinense".

O discurso do Governador foi encerrado com uma mensagem de exaltação à corporação: "Santa Catarina vive um momento único, no qual a Segurança Pública se destaca como referência no país. Viva o Corpo de Bombeiros Militar e o povo catarinense, viva Santa Catarina e viva o Brasil!".




Encerrando a solenidade, os novos aspirantes receberam suas espadas, símbolo do oficialato, e participaram do tradicional banho de batismo realizado pelo caminhão do CBMSC, momento que simbolizou celebração e renovação do compromisso com a sociedade catarinense.

Ao final, os cadetes receberam o tradicional banho de batismo, oficializando simbolicamente a passagem dos alunos para a carreira de oficiais e consolidando o início de uma nova etapa profissional dedicada à proteção e ao serviço à sociedade catarinense.


Veja todas as fotos do evento aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1NAyFFqTtDws_CUGQWn89vBjM7DmHnUQ-?usp=sharing



Créditos:
Texto: Centro de Comunicação Social - CCS/CBMSC
Imagens: Soldado Murilo Damian Medeiros e soldado Luan Westphal - CCS/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193