PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (445 palavras)

CBMSC COMBATE INCÊNDIO FLORESTAL DE GRANDES PROPORÇÕES NA SERRA DO TABULEIRO

No dia 1º de abril, um incêndio florestal teve início na Serra do Tabuleiro, na região de Palhoça, em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mobilizou imediatamente suas equipes para atuar na ocorrência. Onze viaturas foram empenhadas no primeiro dia, entre elas quatro caminhões de combate a incêndio, um auto tanque e uma ambulância.



As equipes enfrentaram uma situação bastante difícil, pois havia diversos focos de incêndio em locais de difícil acesso devido às características do terreno. Além disso, o forte vento na área potencializava a propagação do fogo. 



Para ajudar no combate ao incêndio, o CBMSC acionou a equipe de Força-Tarefa 10 (FT-10), especializada em eventos extremos, do Batalhão de São José. A equipe do Arcanjo 01, aeronave utilizada em operações de resgate e salvamento, também foi acionada. Ela realizou sobrevoos utilizando o "bambi bucket", ferramenta que coleta água e despeja no local, auxiliando as equipes por terra e eliminando pequenos focos. 



No primeiro dia, 33 bombeiros militares e comunitários atuaram no combate ao incêndio. A aeronave Arcanjo 01 realizou sobrevoos para mapear a situação. Nesse momento, as chamas estavam longe das residências e deslocando-se para a estrada. O vento havia diminuído um pouco, o que foi um fator positivo no combate ao incêndio. Parte da equipe do CBMSC foi desmobilizada, porém uma equipe permaneceu durante toda a madrugada para combater os focos que retornavam. Logo no início da manhã do dia seguinte, houve uma reavaliação da situação para verificar as necessidades no local.

Na primeira parte da manhã ainda havia três focos ativos. A aeronave Arcanjo 01 continuou utilizando o bambi bucket para combater as chamas e auxiliava as equipes realizando deslocamentos de integrantes para locais de difícil acesso. Cerca de 25 bombeiros foram envolvidos, com seis viaturas.

Os últimos focos foram extintos ainda pela manhã do segundo dia. Graças ao apoio da aeronave Arcanjo 01 e ao esforço dos bombeiros em solo, foi possível conter as chamas. Considerando o histórico do local, o CBMSC manteve uma equipe na área do parque, monitorando com drone possíveis novos focos de incêndio.


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193