O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Capinzal, pertencente ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), com sede em Joaçaba, realizou entre os dias 12 e 15 simulados de ocorrências não rotineiras. Durante as simulações, as equipes de plantão foram acionadas para determinado atendimento, sem que soubessem que se tratava de um simulado.
Com acionamento normal via Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), as equipes só perceberam que se tratava de um simulado ao chegar no local. Sendo assim, foram avaliados o tempo resposta de cada equipe, bem como equipamentos, viaturas e nível de capacidade operacional.
O primeiro resgate foi de uma vítima em espaço confinado, uma galeria desativada. A segunda ocorrência tratou-se de um resgate de vítima em ribanceira e as outras duas ocorrências foram de salvamento em altura, onde a vítima sofreu queda de uma ponte. Todos os resgates tiverem o uso de cordas, sendo empregado diferentes técnicas em cada dia.
Segundo o comandante do quartel, tenente Robson Fermiano Barbosa Silva, as equipes tiveram um bom desempenho na resolução das ocorrências, tendo um bom tempo de resposta, realizando os atendimentos de forma adequada, segura e demonstrando conhecimento e capacidade.