Na última quinta-feira, 9, por volta das 22h , às equipes de plantão no 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM) com sede em Lages foram acionadas para atendimento a uma ocorrência de incêndio na Avenida Santa Catarina, Bairro Triângulo.
Ao chegar no local, constatou-se que se tratava de uma antiga pousada, chamada Nossa Senhora Aparecida, que estava abandonada e servia como estadia para pessoas em situação de rua. Em seu interior, havia grande acúmulo de lixo, roupas, materiais recicláveis e colchões, mas não possuía qualquer dispositivo elétrico ou de queima de GLP (gás liquefeito de petróleo), nem ligação com a rede pública de energia elétrica.
O fogo estava inicialmente centralizado no primeiro piso, em um amontoado de colchões. Foram utilizados dois caminhões de combate a incêndio com utilização de cerca de 06 mil litros de água, em aproximadamente 2h de combate. Não houve vítimas, apenas danos materiais. Foi feito contato com o proprietário do imóvel, as portas foram fechadas e a edificação foi isolada.
A equipe de plantão retornou ao quartel. Porém, em pouco tempo acabou sendo acionada novamente, para um novo incêndio, na mesma edificação. Ao chegar no local, constatou-se que o foco do incêndio estava na parte dos fundos da pousada e não mais no cômodo do primeiro chamado de emergência.
De acordo com relatos de populares, um homem havia saído com pressa da edificação e, logo após, o fogo foi percebido. Com o segundo combate às chamas, a operação durou cerca de 06 horas, sendo utilizados, somados os dois atendimentos, cerca de 40 mil litros de água.