Na sexta-feira, 19, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São José, foi acionado para realizar o resgate de um cachorro em situação de risco próximo à rua Espírito Santo, no bairro Sertão do Maruim.
A equipe já havia sido acionada anteriormente para verificar a situação, mas o cão não havia sido localizado na ocasião. Dessa vez, os solicitantes conseguiram avistar o animal, e a equipe prontamente se deslocou para o local.
No ponto da ocorrência, representantes da Associação Lana Proteção Animal (ALPA), uma ONG protetora de animais, estavam presentes e se ofereceram para prestar apoio veterinário e assumir a tutela do animal. O cão, da raça American Staffordshire Terrier e com cerca de 1 ano de idade, estava em uma área abaixo de um barranco de aproximadamente 10 metros de altura.
Para realizar o resgate, os bombeiros utilizaram a escada prolongável do caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-185), garantindo um acesso seguro ao local onde o cão se encontrava. Apesar de não apresentar ferimentos aparentes, o animal estava bastante cansado e desidratado. Após ser cuidadosamente içado por uma corda, foi entregue aos cuidados da protetora da ONG ALPA.