Com o intuito de participar dos atos de conscientização voltados à prevenção de acidentes de trânsito na campanha setembro amarelo, bem como para marcar o aniversário dos 97 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o quartel de São Lourenço do Oeste executou na tarde de segunda-feira, 26, um simulado de resgate veicular, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual.
Neste ano, com certo ineditismo, o público alvo foram alunos do ensino médio da Escola Estadual Soror Angélica, jovens que nos próximos anos figurarão como condutores habilitados e estarão espalhados por toda a região, mas que desde já atuam como condutores da informação em seus núcleos familiares e de amizade e são capazes de transmitir a mensagem de cuidado e precaução.
Cerca de 200 alunos assistiram à instrução: resgate de um colega de turma encarcerado em um automóvel após uma colisão. Com o público a postos, as equipes de socorristas e resgatistas chegaram ao cenário demonstrando com primazia o que há de mais moderno e eficiente no resgate veicular, fatos narrados aos observadores pelo aluno sargento Orlando Kuhn e pelo comandante da companhia, tenente Daniel Massarotte. Explicou-se sobre distintas dinâmicas de ocorrências de colisão, procedimentos executados, ferramentas disponíveis e suporte básico à vida.