O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participou, nos dias 11 e 12 de novembro, do 5th World Symposium on Climate Change Adaptation (WSCCA-2025), realizado no campus da Unisul, em Florianópolis. O simpósio, em sua quinta edição, reúne especialistas nacionais e internacionais dedicados ao estudo e às ações de adaptação às mudanças climáticas, promovendo a troca de experiências, pesquisas recentes e estratégias de resiliência frente aos eventos extremos que têm se intensificado em todo o mundo.
Representaram o CBMSC o tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Júnior e o tenente Marco Timmermann, ambos integrantes da Coordenadoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da corporação. Os oficiais apresentaram o trabalho "Climate Change and Forest Fires in Brazil: Expected Advances with ABNT NBR 17.190", que analisa o impacto das mudanças climáticas sobre os incêndios florestais no Brasil e os avanços esperados com a implementação da primeira norma técnica brasileira voltada aos Planos de Proteção Contra Incêndios Florestais (PPCIF).
O estudo apresentado mostra que o país enfrenta um agravamento significativo na frequência e intensidade dos incêndios florestais, especialmente diante de secas prolongadas, temperaturas elevadas e alterações no regime hídrico, fenômenos diretamente associados às mudanças climáticas. "Nesse contexto, a ABNT NBR 17.190, publicada em 2024, surge como um importante instrumento técnico para orientar ações de prevenção, preparo, resposta e recuperação, contribuindo para a adaptação climática em diferentes biomas brasileiros", destaca o tenente-coronel.
A participação do CBMSC no WSCCA-2025 reforça o compromisso da corporação com o aprimoramento de suas atividades por meio da pesquisa científica, integranto o conhecimento operacional com a produção acadêmica. Essa relação amplia a capacidade da corporação em aprimorar protocolos e atuar com base em evidências científicas.
Vale destacar que a presença do CBMSC em congressos, simpósios e eventos técnicos é uma prática que vem sendo ampliada, demonstrando os esforços da corporação com a formação continuada e o desenvolvimento de estratégias eficientes de prevenção e combate aos incêndios florestais. Para o tenente-coronel "A participação no simpósio reforça o compromisso do CBMSC com temas relacionados a mudanças climáticas, gestão de risco e proteção de comunidades vulneráveis".