A equipe do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) de Florianópolis foi acionada para o resgate de quatro pessoas que estavam em uma embarcação, que naufragou no meio da Lagoa do Peri, no Sul da ilha. O resgate foi realizado na última quarta-feira, 19.
Os tripulantes eram integrantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram). Eles estavam a caminho de onde está alocado o projeto Bugio Ruivo, que visa a reinserção deste animal silvestre na região protegida. Contudo, um forte vento atingiu a embarcação repentinamente, fazendo com que a embarcação afundasse. Graças ao uso de coletes salva-vidas, as vítimas conseguiram flutuar até a margem e pedir ajuda, sendo resgatadas pela guarnição do Grupo de Busca e Salvamento (GBS).
Nesta ocorrência, destaca-se o uso do sistema de geolocalização em tempo real SpotX. Recém-adquirido pelo comando do Grupo de Busca e Salvamento, este equipamento permitiu o monitoramento da equipe de salvamento em tempo real, mesmo em um local sem sinal de comunicação via rádio ou celular. O equipamento traz segurança para a equipe, que pode solicitar reforço a qualquer momento via satélite.
Créditos:
Texto: Soldado Hülse e Auxiliar do B5 Rita de Cassia Carreira
Imagens: Grupo de Busca e Salvamento (GBS)/CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.