O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Joaçaba conduziu, nos dias 19 e 21 de novembro, uma instrução para 46 atiradores do Tiro de Guerra (TG) do Exército Brasileiro. A atividade, realizada nas dependências do quartel e na Ponte Jorge Lacerda, que liga Joaçaba a Herval d'Oeste, incluiu ensinamentos práticos de nós e amarrações, rapel e a técnica de comando craw.
Sob a supervisão do subtenente Evandro Carlos Friederich, comandante do TG, as instruções foram ministradas pelo sargento Celso Cristóvão Azevedo de Souza, do CBMSC, como parte da matéria de técnicas especiais, uma etapa essencial na formação dos atiradores. Durante os dois dias de treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, reforçando sua capacidade de atuar em situações desafiadoras e de resgate.
A parceria entre o TG e o CBMSC possibilitou a retomada deste treinamento de técnicas especiais para os atiradores, que não recebiam essa instrução na região há mais de 20 anos.
Segundo o sargento Azevedo, a realização das atividades em diferentes locais não apenas ampliou a experiência prática dos atiradores, como também destacou a importância da troca de conhecimentos técnicos e da integração entre as forças militares na busca por um serviço mais eficiente e qualificado:
"Este treinamento reforça o compromisso de ambas as instituições em formar cidadãos mais preparados para servir à comunidade", finalizou.