Na manhã da sexta-feira, 20, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBSMC) foi acionada para atender um princípio de incêndio em uma lanchonete localizada no bairro Bela Vista, em São José. A edificação mista, composta por dois pavimentos, abrigava no térreo uma lanchonete, enquanto o andar superior era ocupado por apartamentos alugados.
Ao chegar ao local, constatou-se que o pavimento superior já havia sido evacuado, e o disjuntor geral da edificação havia sido desligado pelos populares. O térreo estava completamente tomado por fumaça, e uma avaliação 360º com o uso de câmera térmica revelou que o foco do incêndio estava confinado na cozinha da lanchonete, nos fundos do estabelecimento. A proprietária estava no local e colaborou com as equipes de combate.
O fogo atingiu a fiação elétrica que alimentava os refrigeradores, a parte traseira de um refrigerador, uma prateleira que armazenava embalagens e insumos, além de uma caixa de som. Devido às aberturas da lanchonete estarem fechadas, a propagação do incêndio foi limitada a essa área.
A guarnição dos bombeiros utilizou extintores do próprio sistema preventivo da edificação para controlar o incêndio. Posteriormente, foi montada uma linha de ataque com dois lances de mangueira para garantir a segurança e, após a extinção dos focos principais, foram utilizados cerca de 100 litros de água para o rescaldo e resfriamento de materiais em brasa. Também foi feita a ventilação forçada com o uso de ventilador para dispersar a fumaça.
Durante o combate, foram retirados da cozinha três botijões de GLP, dois vazios e um conectado ao fogão, eliminando o risco de explosões