No sábado, 10, os coordenadores militares de praia em Jurerê tiveram a oportunidade de conhecer um forte aliado na prevenção balneária: os drones. Esses equipamentos são estruturados com câmeras de altíssima qualidade, comando de voz e capacidade de transportar objetivos de até 2,5kg.
A potencial utilização desses drones na praia de Jurerê pode apresentar benefícios significativos para a segurança dos banhistas. A alta resolução da câmera permite uma vigilância muito mais eficiente, identificando situações de risco e monitorando a área de forma mais abrangente.O comando de voz facilita a comunicação rápida e precisa entre os coordenadores militares, agilizando as ações de prevenção e resposta a incidentes.
Com o objetivo de testar esses drones para a atividade principal, uma empresa de tecnologia, financiada pela associação de moradores de Jurerê, realizou a demonstração e está avaliando a aplicação do equipamento na orla da praia.
Para isso, foram disponibilizados áudios preventivos a serem reproduzidos pelo drone. Além disso, durante o período do Carnaval, foi realizado um simulado de lançamento de bóia de salvamento a um banhista (figurante) com sinais de afogamento.
Créditos:
Texto: soldado Guilherme Barão Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.