EQUIPE DE RESGATE VEICULAR SE PREPARA PARA COMPETIÇÃO ESTADUAL

Com o objetivo de participar do 5º Desafio Catarinense de Resgate Veicular, 07 militares de quatro quartéis da área do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM) estão realizando treinamentos práticos e simulados para o evento que acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril em Florianópolis.

Os treinamentos estão sendo realizados uma vez por semana na cidade de Mafra e contam com cenários que simulam acidentes de trânsito para que a equipe atue com técnicas de desencarceramento e extração das vítimas. Neste ano a competição contará com cenários de três níveis de complexidade – básica, moderada e alta – e com variação na quantidade de membros da equipe participando em cada nível, sendo essa uma das principais mudanças com relação aos desafios anteriores.

A equipe que representará o 9º BBM, nessa etapa, terá como comandante o 3º sargento Gerson Luís Marcondes de São Bento do Sul, como Resgatistas os Cabos Douglas Maidl, Pedro André Liebl e Railan Hero Pereira de Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul, respectivamente, como Socorristas o 3º sargento Tiago Schroeder de São Bento do Sul e o soldado Paulo Augusto Machado da Silva de Papanduva, e como Suplente o 2º sargento Claimir Bonassi de Paula de São Bento do Sul.

As 20 equipes participantes do Desafio serão avaliadas por parâmetros da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento – ABRES e World Rescue Organisation – WRO em itens como comando e controle, resgate físico, técnicas de desencarceramento e cuidado pré-hospitalar e remoção de vítima.

A equipe está se dedicando intensamente aos treinamentos tendo em vista que a campeã-geral terá a oportunidade de representar o estado de Santa Catarina no Desafio Nacional de Resgate que ocorrerá ainda em 2024.

Texto: 1º tenente João Ricardo Prochmann
Imagens: Divulgação CBMSC

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.