No último domingo, 13, a equipe do caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABRT-186) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), com sede em Florianópolis, foi acionada pela Central 193 para atender a uma ocorrência de colisão entre dois carros no Centro de Florianópolis.
No local foi confirmada a colisão e identificado que havia uma vítima dentro de um dos veículos com lesões que a impedia de sair por conta própria. A vítima, que conduzia o Fiat Punto, estava estável, porém relatou dor no tórax e ânsia de vômito. O condutor do outro veículo envolvido, um HB20, não apresentava ferimentos de acordo com informações do SAMU.
A equipe do 1ºBBM iniciou então suas ações de isolamento da cena, com a colaboração da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), para afastar curiosos e manter a área segura. Após essa primeira etapa, a equipe realizou a estabilização do veículo e avaliou a condição do paciente. Decidiu-se, então, realizar a extração pelo porta-malas em um ângulo de 0 graus.
O porta-malas foi aberto com métodos destrutivos e, posteriormente, foi criado um espaço interno reclinando parte do banco traseiro e do motorista onde a vítima estava localizada. A vítima foi então retirada do veículo e atendida pelo SAMU que realizou o primeiro atendimento e o encaminhou para o hospital.
Créditos:
Texto: cabo Tiago de Melo e bombeira comunitária Rita de Cássia Carreira
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.