Na tarde de segunda-feira, 06, ocorreu a solenidade de formatura e promoção de bombeiros comunitários no quartel de São Joaquim, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), com sede em Lages.
Estiveram presentes na solenidade o comandante do 5º BBM, tenente-coronel Mateus Muniz Corradini, o comandante do quartel de São Joaquim, capitão Thiago da Silva, a vice-prefeita da cidade, Ana Melo, o presidente da Câmara de Vereadores, Teodoro Nunes de Jesus, entre outras autoridades e convidados.
Para dar início à solenidade, foram entregues distintivos de graus à 24 bombeiros comunitários, que prestaram relevantes serviços à comunidade, perfazendo as horas necessárias para serem agraciados com os méritos da Corporação.
Na sequência, ocorreu a formatura de 10 novos bombeiros comunitários. O Curso de Bombeiros Comunitários (CBC) é um dos diversos programas de capacitação da comunidade, oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Desde a sua criação, o processo de formação comunitária passou por períodos de adaptação e aprimoramento, contando, hoje, com um modelo de excelência, que é adotado em todo o território catarinense.
O CBC contou com 174 horas aulas teóricas e práticas, e mais 240 horas de estágio supervisionado. O curso também se destina à formação do agente comunitário de proteção civil – nível II - e à habilitação como brigadista particular.
Para o comandante do 5º BBBM, tenente-coronel Mateus Muniz Corradini, o fato de ter mais bombeiros comunitários na cidade representa uma sociedade mais segura. "Esses bombeiros não precisam atuar somente no dia de serviço, eles podem presenciar algum sinistro e vão estar aptos a ajudar e realizar os serviços necessários, durante a ocorrência".
Para o comandante do quartel de São Joaquim, capitão Thiago da Silva, essa formatura é de extrema importância para o novo efetivo: " Essa parceria da sociedade com a nossa instituição é de extrema importância para a ajuda nas ocorrências e podemos ativar todas as nossas viaturas na hora da ocorrência".