PESQUISAR

Blog de Notícias

5 minutos para leitura (1044 palavras)

GALERIA DOS SECRETÁRIOS É ATUALIZADA COM CERIMÔNIA EM FLORIANÓPOLIS

A Galeria dos Secretários do Centro Administrativo da Segurança Pública Delegada Lucia Maria Stefanovich foi atualizada com as fotografias dos ex-presidentes do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, do atual presidente e de um ex-secretário.



O descerramento das novas fotografias da galeria foi realizado na tarde desta segunda-feira (7) e contou com a presença de autoridades, servidores e familiares. Foram homenageados o ex-secretário de segurança Alceu de Oliveira Pinto Júnior, os ex-presidentes do Colegiado, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, Delegado de Polícia Paulo Norberto Koerich, Coronel BM Charles Alexandre Vieira e Coronel BM Marcos Aurélio Barcelos, além do atual presidente, o perito-geral Giovani Eduardo Adriano.



Na homenagem, a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Ester Fernanda Coelho, e o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Marcos Aurélio Barcelos, representaram respectivamente o delegado Paulo Koerich e o Coronel Charles Alexandre Vieira.



"Todos tiveram um papel importante para fazer de Santa Catarina o estado mais seguro do Brasil. A atualização da Galeria dos Secretários é uma forma de perpetuar a imagem de quem fez um excelente trabalho em uma pasta tão importante quanto a segurança pública", comentou Giovani Eduardo Adriano.


Currículo dos Homenageados

Alceu de Oliveira Pinto Junior

Advogado e professor de direito, é graduado em direito pela UFSC e doutor em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Já foi presidente nacional do exame da OAB; ex-Procurador Geral da Câmara Municipal de Florianópolis; ex-Secretário Municipal de Segurança Pública de Florianópolis; ex-Secretário Municipal Adjunto da Casa Civil de Florianópolis/SC. Ex-Secretário Municipal Adjunto de Defesa do Cidadão. Atualmente é Diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade do Vale do Itajaí e Advogado Criminalista. Durante a gestão como Secretário de Segurança Pública de SC, de 20 de fevereiro a 31 de dezembro de 2018, elaborou o primeiro Plano Estadual de Segurança Pública, já alinhado com as políticas e objetivos do Plano Nacional de Segurança Pública, bem como, com o Plano Estadual de Desenvolvimento para o ano de 2030.

Coronel PM RR Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior

Entrou na Polícia Militar em 1985 tendo servido em várias unidades operacionais e administrativas da corporação, além de ter cumprido diversas missões em outros Estado a serviço dos Ministérios da Integração e Ministério da Justiça. Nos últimos anos de sua carreira se destacou como Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, a unidade operacional mais antiga e tradicional da força policial, Comandante da 11ª Região de Polícia Militar, SubComandante Geral da Polícia Militar, Comandante Geral da Polícia Militar, Secretário de Estado da Segurança Pública e primeiro Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado, no período de 02/01/2019 a 31/12/2019, além de ter presidido o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Bombeiro e Polícias Militares. Atualmente responde pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Florianópolis.

Delegado de Polícia Paulo Norberto Koerich

Delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, atuou em Joinville, Blumenau e Florianópolis. Na Secretaria de Segurança Pública, já foi assistente pessoal, diretor de informações e assessor jurídico. Esteve à frente da Delegacia de Gaspar por 11 anos, foi diretor de Polícia do Litoral e do Interior. Depois, assumiu o Núcleo da Corregedoria Geral da Delegacia de Polícia do Litoral e atuou no GAECO de Blumenau, retornou para Gaspar e após assumiu a Delegacia Geral da Polícia Civil. Atualmente é Delegado de Polícia em Gaspar. Foi Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública de 01 de janeiro de a 31 de dezembro de 2020.

Coronel BM RR Charles Alexandre Vieira

Charles Alexandre Vieira é oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), tendo sido declarado aspirante a oficial em 17 de dezembro de 1993. Atualmente é coronel e se encontra na reserva remunerada. Em sua trajetória profissional no CBMSC, exerceu como principais funções: Comandante dos pelotões e bombeiros militar nos municípios de Orleans e São Bento do Sul, Ajudante de Ordens do Secretário de Estado da Segurança Pública, Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Comandante da Academia de Bombeiros Militar, Subcomandante do Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Florianópolis, Chefe da Divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico, e Comandante do Batalhão de Bombeiro Militar no município de Itajaí, além dos cargos de Diretor de Ensino e Subcomandante-Geral do CBMSC, sendo Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado de Santa Catarina, no período de 01 de janeiro de a 05 de dezembro de 2021.

Coronel BM Marcos Aurélio Barcelos

Marcos Aurélio Barcelos é oficial do Corpo De Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), tendo sido declarado aspirante a oficial no ano de 1995. Durante sua carreira militar, as principais funções exercidas foram: Comandante do Batalhão de Bombeiros Militar De Tubarão; Chefe Do Estado-Maior Geral; Subcomandante-Geral; Comandante-Geral e Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado de Santa Catarina no período de 06 a 31 de dezembro de 2021.

Perito-geral Giovani Eduardo Adriano

No ano de 1998, ingressou através de concurso público para a Polícia Civil de Santa Catarina na carreira de Perito Criminal, sendo que em 2005, com a autonomia da Perícia em Santa Catarina, passou para os quadros do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina. Esteve à frente da Gerência de Criminalística em 2003 e no ano de 2004 assumiu o Departamento de Polícia Técnico-científica. Foi Diretor-Geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina por duas gestões: de 2005 a 2010 e de 2018 até junho de 2019. Foi Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica de 2019 a 2020. Atualmente é Perito-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina desde junho de 2019; e Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial desde 01 de janeiro de 2022.


Créditos:
Texto: Jorge Jr. – assessoria do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial
Imagens: Julio Cavalheiro / Secom
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193