Logo CBMSC Logo Centenário

PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (426 palavras)

HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS RECEBEM SIMULADOS DE INCÊNDIO COORDENADOS PELO CBMSC

 

Entre sábado e domingo, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, equipes do Corpo de Bombeiros Militar participaram de dois exercícios simulados de combate a incêndio e evacuação com múltiplas vítimas em unidades hospitalares da Capital. As ações foram coordenadas pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) e ocorreram nos hospitais Baía Sul e Caridade.

O primeiro simulado foi realizado na tarde de sábado, aproximadamente às 15h30, no Hospital Baía Sul, com acionamento das equipes para um suposto foco de incêndio no último pavimento da edificação. A atividade mobilizou sete bombeiros, entre militares e bombeiros comunitários, com o emprego do caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-186) e da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU-616). O cenário envolveu o atendimento de 10 vítimas simuladas, permitindo o treinamento prático do Método START (Simples Triagem e Rápido Tratamento), protocolo internacional utilizado em situações com múltiplos feridos.



Já na manhã de domingo, aproximadamente às 9h50, a equipe do Quartel do Bombeiro Central foi acionada para um novo exercício simulado, desta vez no Hospital de Caridade. O suposto incêndio teve origem no centro cirúrgico da edificação e mobilizou um efetivo de oito bombeiros, com o emprego das mesmas viaturas operacionais. Nesta ocorrência, o treinamento envolveu o resgate e atendimento de 15 vítimas simuladas, novamente com aplicação do Método START para classificação e priorização dos atendimentos.

Além de testar o tempo de resposta e a atuação das equipes operacionais do CBMSC, os simulados tiveram como objetivo capacitar os brigadistas das próprias unidades hospitalares, avaliando a efetividade dos planos de abandono e dos procedimentos internos de emergência. As operações tiveram duração aproximada de uma hora cada e foram marcadas pela integração entre diferentes órgãos de resposta.



Além do Corpo de Bombeiros Militar, participaram do suporte e da logística a Polícia Militar (PM), a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a empresa de emergências médicas HELP, conforme a dinâmica de cada exercício.



Créditos:
Texto: Cabo Hülse e estagiária Maria Worm
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193