O 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) realizou a formatura de 101 alunos no Programa Bombeiro Mirim. Voltado para a formação cidadã e engajamento social, o programa certificou crianças de instituições de escolas de educação básica na quinta-feira, 21, em Lages.
Os formandos cumpriram uma carga horária de 12 horas/aula ao longo de aproximadamente três semanas. O currículo conta com 06 horas de instrução teórica com temas cruciais, como a construção de valores do Bombeiro Mirim, os serviços de emergência prestados pelo Estado, prevenção de acidentes e cuidados em primeiros socorros voltados para crianças, além de segurança em situações de desastres e prevenção de incêndios. Os conteúdos visam não apenas a formação técnica, mas também o desenvolvimento de uma consciência social e de responsabilidade na infância e adolescência.
Após as aulas teóricas, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Lages, onde participaram de atividades lúdicas e práticas. De acordo com os bombeiros de Lages, o momento foi essencial para aproximar os alunos da realidade dos Bombeiros Militares e Comunitários, proporcionando uma compreensão mais profunda das funções e desafios enfrentados pelos profissionais.
A realização do Programa Bombeiro Mirim na cidade de Lages foi possível graças à colaboração entre o 5º BBM e importantes parceiros. Participaram desta edição alunos da Escola de Educação Básica Visconde de Cairu, Escola de Educação Básica Vidal Ramos e da Escola de Educação Básica Professor Flordoardo Cabral.