Entre os dias 04 e 07 de março o 8º Pelotão Carcará, de Lages, realizou o módulo de Produtos Perigosos, instrução que contribuiu de maneira muito valiosa na formação dos alunos-soldados do Curso de Formação de Praças.
Nas aulas teóricas foram apresentados conceitos importantes como: classes de produtos perigosos, fases do atendimento da equipe de resposta e classes de roupas próprias utilizadas em emergências com produtos perigosos.
Mesmo que com uma incidência menor, em comparação aos demais tipos de atendimento, o módulo de Produtos Perigosos é de suma importância para que o bombeiro em atuação saiba como agir e como deve utilizar os equipamentos a fim de garantir a sua segurança, a da equipe, da população e do meio ambiente. Houve, também, um momento de demonstração prática e, no último dia do módulo, os alunos-soldados foram colocados em teste com a aplicação de uma prova prática.
O comprometimento do Pelotão foi comprovado pelas excelentes pontuações e pelo feedback repassado pelos seus instrutores que salientaram a evolução e o empenho de todos durante a instrução.
Nem todos os produtos químicos são perigosos, nocivos à saúde, meio ambiente ou propriedades, por isso é de suma importância que os bombeiros que atuam nestes atendimentos saibam reconhecer os produtos, suas classes e com isso determinar a forma de atendimento e equipamentos necessários.
O aprendizado impactou de maneira positiva todo o Pelotão, que com certeza, levará o conhecimento para todas as unidades do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC), após a sua formatura.