Na última sexta-feira, 02, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis, iniciou uma parceria com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, junto a Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com a técnica de cinoterapia.
A cinoterapia é um método de trabalho cientificamente comprovado, cujo objetivo é ajudar a promover o bem-estar físico, emocional, social e cognitivo de pessoas. O contato e a interação com o cão estimula funções motoras, desenvolve a fala, melhora a socialização, aumenta a autoestima e a confiança dentre outros benefícios para uma evolução física ou cognitiva.
O projeto está sendo encabeçado pelo cinotécnico cabo Jean Renato Vieira, com o apoio do subcomandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), major Fernando Ireno Vieira, e do capitão Pedro Soares De Paula, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento de Florianópolis.
A cinoterapia tem como objetivo despertar curiosidade, incentivar a interação social e aumentar as habilidades de comunicação. Os cães são de grande importância para a melhora da saúde do paciente, eles trabalham lado a lado com o profissional da saúde, ajudando nos tratamentos para diversas doenças e condições. É importante lembrar que os cães também precisam de atenção e cuidados especiais como vacinação, vermifugamento e controle periódico para prevenção de parasitas . Devem ser treinados de modo a apresentar comportamento adequado para as atividades, tornando a sessão terapêutica muito eficaz, lúdica e descontraída.
Créditos:
Texto: agente temporário Mariane Schmidt
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina