PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (385 palavras)

TÉCNICAS DE RESGATE VEICULAR SÃO APLICADAS EM OCORRÊNCIA EM FLORIANÓPOLIS

No sábado, 03, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis foi acionado para uma ocorrência de acidente de trânsito com vítimas na região da Beira Mar Norte. Foram acionadas equipes do quartel da Trindade e Estreito.

No local foi constatado se tratar da colisão de um veículo de passeio contra um coqueiro do canteiro da Avenida, no bairro Agronômica. Duas vítimas estavam encarceradas no interior do veículo. O condutor estava preso às ferragens, considerado encarceramento Tipo Físico I e a passageira, presa dentro do veículo, o que é considerado Tipo Físico II. 



Com o dimensionamento e o gerenciamento dos riscos, a equipe iniciou a estabilização primária com calços no veículo e liberou acesso ao socorrista. Ele, por sua vez, realizou procedimentos internos de segurança e avaliação inicial das vítimas.

Foram delineados o Plano Emergencial, para retirada das vítimas pelas portas em caso de emergência e o Plano Principal que visava a retirada em ângulo 0º para a mulher e em 90º para o condutor. No desencarceramento a equipe gerenciou a porta do motorista, que apresentava fratura aberta de tornozelo e, removeu a porta do carona, onde estava a mulher com possível fratura fechada no fêmur. 



Foi necessário cortar o parabrisa ao meio, realizar o corte das colunas e cortes para alívio de teto. O rebatimento do teto para trás e sua fixação com corda, facilitaram a movimentação dos socorristas no interior do veículo. Outros cortes de coluna, próximo às caixas de ar, foram realizados para expandir o painel com uso de cilindro.

As vítimas foram extraídas e foram novamente avaliadas. Na sequência foram conduzidas estáveis para o hospital pela equipe da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU-433) e ASU-520. 



Créditos:
Texto: soldado Guilherme Barão Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193