PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (337 palavras)

TENENTE CORONEL DO CBMSC ATUA COMO ÁRBITRO EM CERTIFICAÇÃO DE CÃES DE RESGATE PROMOVIDA PELA LIGABOM

Durante a semana de 18 a 25 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) sediou a Certificação de Cães de Resgate promovida pela Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM). A certificação reuniu 25 binômios de 10 estados brasileiros, compreendendo a cada um um bombeiro militar cinotécnico condutor e seu cão de resgate.

As provas abrangeram testes de busca por pessoas desaparecidas em ambientes florestais, buscas em cenários de estruturas colapsadas e avaliação de habilidades fundamentais. O capitão Eliomar Alves, da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), destaca que essas provas visam preservar a qualidade e a operacionalidade dos binômios de busca e resgate. As avaliações abrangem características cruciais dos cães, como autonomia na busca, perseverança, resistência e traços específicos necessários para desempenhar com eficácia o papel de um cão de busca e resgate. 



O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), esteve representado pelo tenente-coronel Walter Parizotto, comandante do CBMSC em Chapecó, que atuou como árbitro da certificação, acompanhando e analisando todas as provas para aferir as habilidades dos cães e seus treinadores.

Dessa forma, o CBMSC mantém-se em destaque na cinotecnia nacional, favorecendo apoio mútuo aos demais corpos de bombeiros militares do Brasil, auxiliando na formação e integração nacional dos binômios. Em julho e abril, foi a vez de Santa Catarina sediar certificações nacionais, recebendo árbitros em estágio e binômios de todo o país.  


Créditos:
Texto: CBMCE e estagiário Marco A. G. Michel
Imagens: Divulgação CBMCE/Fortaleza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193