Desafio de Resgate Veicular alcança quase 2 milhões de pessoas

Por conta das transmissões ao vivo, via Facebook do Corpo de Bombeiros Militar, das provas do 2° Desafio Nacional de Resgate Veicular, que aconteceu nos dias 14 e 15 de julho, em Chapecó, o evento alcançou um público de quase 2 milhões de pessoas. A contabilização foi feita nesta quarta-feira, 18, pela chefe do Centro de Comunicação Social- CCS, Tenente BM Heloísa Helena Battisti, em conjunto com o Sargento BM Ewerton Luiz de Oliveira. Para obter os números eles somaram todas as visualizações, comentários, compartilhamentos e interação do público via rede social Facebook. "Foi uma primeira experiência e os resultados foram muito positivos. Além da interação com o público, a transmissão das provas também proporcionou o compartilhamento de técncias de resgate entre bombeiros do mundo todo", disse a Tenente.

Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio do 6° Batalhão de Bombeiros de Chapecó em parceria com a ABRES- Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, o evento reuniu 150 competidores, divididos em 20 equipes, oriundas de vários estados brasileiros. O objetivo das provas  era resgatar de dentro de veículos amassados e que simulavam acidentes de trânsito, uma ou duas vítimas, seguindo protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e de resgate, dentro de um determinado espaço de tempo. Nos dois dias de competição, cada equipe passou por duas modalidades de provas: Standard, com uma vítima a ser resgatada em 20 minutos; e Complexa, com duas vítimas, no mesmo veículo ou veículos diferentes, que precisavam ser acessadas e atendidas em tempo de 30 minutos.

Para simular os acidentes de trânsito, vários cenários eram montados com uso de veículos que foram amassados e preparados especialmente para a competição. As vítimas, pessoas que se voluntariaram para participar das provas, foram maquiadas para simular as lesões em decorrência dos acidentes. Assim, as equipes competidoras precisavam aliar as técnicas de atendimento pré-hospitalar, de acordo com as lesões simuladas nas vítimas, com as de extricação veicular, usando ferramental adequado para cada resgate.

Antes da abertura do evento, os cenários de acidentes foram sorteados e cada equipe ganhou uma situação nova para desenvolver as habilidades. No decorrer das provas, os avaliadores acompanhavam o desempenho dos competidores, que precisavam seguir os protocolos em três áreas de atendimento: Médico, Comando e Técnico.

Com a finalização do evento, os veículos que foram cortados e usados para as provas serão transformados em sucata, cuja renda será revertida para instituições beneficentes de Chapecó. Durante as provas, muitas pessoas passaram pelo local do evento, incluindo o Comandante- Geral do CBMSC, Coronel BM Onir MOcellin, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

As duas equipes vencedoras do 2° Desafio Nacional de Resgate Veicular, seguirão para a final mundial na Romênia em agosto deste ano. Confira o resultado final das provas, clicando aqui.

O Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, compartilha as fotos do evento, feitas pelo profissional Soldado BM Jackson Jacques, para acessar as fotos basta acessar os links:

Fotos do dia 14/07;

Fotos do dia 15/7;