Faltando 12 dias para o World Rescue Challenge 2022 (WRC), que acontece em Luxemburgo, a equipe de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Condá, segue com a preparação intensa para a competição e comemora uma novidade: é a única equipe a representar o Brasil na categoria desencarceramento.
A vaga da corporação é da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), conquistada com o vice-campeonato do Desafio Nacional de Resgate.
A Organização Mundial de Resgate Veicular (World Rescue Organisation) publicou a lista dos times que competirão no WRC nesta semana trazendo a informação. A equipe do CBMSC iniciou os treinamentos específicos para o mundial no mês de março e segue com um calendário extenso até o dia de embarcar para Luxemburgo.
Provas
A categoria desencarceramento possui as provas rápida, standart e complexa, com 10, 20 e 30 minutos respectivamente.
A equipe fará as três provas, que possuem cenários diferentes e desconhecidos pelos participantes, porém que a organização do evento cria a partir do estudo de ocorrências reais no mundo. Os participantes realizarão os procedimentos necessários, com a avaliação dos juízes e ainda deverão se comunicar com a comissão avaliadora em inglês.
Apoio
Cada equipe escolhe a marca das ferramentas hidráulicas que serão utilizadas para a atuação nas provas. Nesta edição a Condá conta com ferramentas da Weber Rescue Systems e apoio da empresa SOS Sul.
Veja mais sobre a equipe de Resgate veicular do CBMSC aqui e sobre a preparação aqui.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: reprodução WRC e Condá Rescue Team
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina