Incêndio florestal é o fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja na mata, em plantações ou em pastos. Todos os anos, esse tipo de acidente causa prejuízos não só para o meio ambiente, mas também coloca em risco o patrimônio e até a vida das pessoas.
Apesar de acontecerem majoritariamente em épocas de seca, sendo potencializadas pelo fator climático, como a velocidade do vento e a umidade do ar, e outros fatores naturais, como o relevo e o tipo de vegetação; a maioria dos incêndios são causados por ação humana intencional ou acidental. Por isso, não deixe de ler a matéria completa para conferir todas as nossas dicas!
Cuide do meio ambiente
A principal vítima desses acidentes é o meio ambiente; porém, diretamente ou indiretamente, o humano é negativamente afetado sempre que esses ambientes estão desequilibrados.
A diminuição das áreas verdes contribui para o aquecimento das cidades, para a desregularização das chuvas e a sua fumaça contribui diretamente para o efeito estufa e pode provocar doenças respiratórias na população local.
Os incêndios também contribuem para a degradação do solo - prejudicando a agricultura -, para erosões, que, por sua vez, podem contribuir para o assoreamento de córregos e rios. Além de causar a morte de diversos seres vivos, acarretando em desequilíbrios no ciclo da cadeia alimentar que podem ser irreversíveis.
Principais Causas
Como já mencionado, a maioria dos incêndios são causados por ação humana; muitas vezes, as pessoas que iniciam as queimadas informam que iriam queimar uma pequena parte e perderam o controle da situação.
Entre as principais causas estão:
- A queima intencional de pastos, plantações, lixos etc;
- vandalismo;
- fogueiras;
- balões;
- acidentes causados por fagulhas de máquinas ou rompimentos de cabos de eletricidade;
- e raramente causas naturais, como raios.
Pequenas mudanças fazem toda a diferença
- Não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;
- não queime lixo, terrenos ou pastagens;
- não jogue bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;
- ao fazer trilhas, evite acender fogueiras. Caso precise fazer uma, certifique-se de limpar a área, de forma que não tenha nenhum material inflamável em volta e nunca abandone o fogo antes de apagá-lo.
Leis contra crimes ambientais
A Lei 9.605/98, chamada de Lei de Crimes Ambientais, prevê multas e até prisão para quem provocar incêndios na mata ou floresta e para quem fabricar, transportar e soltar balões. Já a Lei 4.771/65, que institui o Código Florestal brasileiro, determina que para o uso do fogo controlado, o cidadão deve antes entrar em contato com o Ibama do seu estado.
O que fazer ao avistar um incêndio florestal?
Pode-se combater o fogo por resfriamento, com água, ou por abafamento, jogando terra em cima do fogo, por exemplo. Entretanto, apenas tente combater pequenos focos de incêndio, pois o fogo em vegetação é muito perigoso, podendo se alastrar rapidamente, encurralando as pessoas que estão na proximidade.
Por isso, logo que perceber um incêndio, ligue para os bombeiros através do número de emergência: 193. Quanto antes, maior será a probabilidade de êxito no combate ao incêndio. E não coloque a sua vida em risco; mantenha-se a uma distância segura do fogo.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos e siga-nos nas redes sociais.