PESQUISAR

HISTÓRIAS DE BOMBEIROS - SOLDADO PM REF SIMÃO E A CHEGADA DOS BOMBEIROS EM CHAPECÓ

 

O Soldado Simão trabalhou no Quartel do CBMSC em Chapecó nas décadas de 1960 e 1970. Em junho de 1965, foi convencido por um vizinho a incluir nas fileiras da Polícia Militar, por conta das condições oferecidas pela instituição naquela época. Dias depois de realizar os exames de seleção, foi informado que deveria se apresentar em uma data, e aí percebeu que seu nome estava na lista de classificados.

Quando foi comunicar sua saída da Prefeitura de Chapecó, foi questionado pelo prefeito o que iria fazer na Polícia. Dois anos depois, foi para o Corpo de Bombeiros, que ainda era um quadro da PMSC. 

 

Simão_Donato_Kreuzbeg.png

 

Trabalhou com prazer e afinco, entre 1965 e 1977. “A gente ia obrigado, é nossa obrigação, mas eu gostava do que fazia", sobre atender ocorrências. Relata que atendeu chamados em outras cidades que hoje possuem a cobertura do CBMSC, mas que naquela época eram desprovidas de quartéis. “Naquela época, nem Joaçaba tinha bombeiro. Fui pra lá, pra São Miguel do Oeste, São Domingos, toda essa região, eu sempre ia trabalhar”. Destaca a dificuldade e a carência de recursos: “Hoje, tem recurso até pra mergulho. Antes, não tinha roupa de mergulho, cilindro, nada".

Sua derradeira missão no serviço ativo foi a busca por uma pessoa que havia se afogado no Rio Uruguai: “No sétimo dia, avisaram que o rapaz estava no rio perto de Mondaí, quase na fronteira com a Argentina". Ao deslocar para o local da ocorrência, no Rio Uruguai, sofreu um acidente: “Fiquei todo machucado. Me levaram para Chapecó. Fiquei 1 mês internado, depois me mandaram para Florianópolis. Quebrei perna, bacia, cabeça, costela, furei bexiga, intestino". 

O orgulho em ter um filho que seguiu a mesma carreira é imenso, assim como o neto que também seguiu seus passos. O soldado Simão foi homenageado pelo Quartel de Chapecó com uma pintura no hall de entrada com sua face.


IMG_0352.JPG

 

 

 

 


O projeto “Histórias de Bombeiros” é uma produção do Centro de Comunicação Social do CBMSC
Coordenação e produção: 
Capitão Juciane da Cruz May
Entrevista e roteiro: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC

Edição de texto: Soldado Murilo Damian Medeiros

Captação de imagem e edição de vídeo: Soldado Eduardo Silva De Souza

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193