PESQUISAR

CURSOS DE FORMAÇÃO

Curso de Formação de Soldados (CFSd)

O ingresso na Carreira de Praça do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), se dá no ato da matrícula para o Curso de Formação de Soldados - CFSd. Após o ingresso, o candidato aprovado no concurso e matriculado, é incluído na graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado - NQ, denominando-se Aluno-Soldado durante o período de formação, o qual possui duração de aproximadamente sete meses.
O CFSd é realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), situado em Florianópolis, podendo ocorrer também em outras Organizações de Bombeiro Militar (OBM) do interior do Estado, sendo denominadas Unidades de Ensino Fora da Sede - UEFS.
A coordenação pedagógica do CFSd é de competência da Divisão de Ensino - DivE e a coordenação disciplinar, assim como o comandamento, são de responsabilidades do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). No currículo do CFSd há disciplinas teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento e em todas as áreas de atuação operacional do CBMSC, a fim de capacitar o aluno para o exercício de todas as atividades executadas por um Soldado.
Os Soldados BM, após aprovados no CFSd, passam a exercer funções de execução nas Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tais como: combatente, socorrista, resgatista, analista de projetos, vistoriador, guarda-vidas, entre outras funções, de acordo com as competências previstas no Art. 108 da Constituição Estadual.
Cfsd

Curso de Formação de Cabo (CFC)

Os Cabos agregam as atividades desenvolvidas pelos soldados e ascendem ao primeiro degrau na cadeia de comando. Desta forma, devem apresentar alto grau de comprometimento e habilidade no desempenho das atividades de execução, sendo exemplo para os subordinados.
O ingresso ao curso é realizado por processo seletivo interno promovido pela Divisão de Seleção, Inclusão e Estudos de Pessoal do CBMSC - DiSIEP/CBMSC, o qual está de acordo com o que estabelece a legislação vigente e leva em conta os seguintes aspectos e proporções: Mérito Intelectual - 70% das vagas; Antiguidade na Carreira - 30% das vagas e antiguidade na graduação - 10% das vagas.
CFC
Curso de Formação de Sargento (CFS)

Os Sargentos auxiliam e complementam as atividades dos oficiais, no ensino e instrução, no gerenciamento da atividade bombeiro militar, bem como nas atividades de execução. Sendo o elo entre as praças subordinadas e o comando.
O CFS é realizado no CEBM e tem duração aproximada de 6 meses. Nesse período, os Alunos-Sargentos possuem tanto disciplinas teóricas como práticas (operacionais), além de realizarem diversos estágios operacionais e administrativos.
CFS
Curso de Formação de Oficiais (CFO)

O CFO tem duração aproximada de 2 anos e é realizado no CEBM. Seus objetivos são a formação militar de Oficiais , sendo que estes serão os futuros gestores da Corporação. O CEBM (ou CBMSC) acredita que a formação de gestores é indissociável do conhecimento técnico das diversas funções exercidas pela Corporação. Dessa forma, durante o curso de formação, os cadetes têm mais de 1400 horas dedicadas ao conhecimento das atividades específicas da corporação, tais quais Atendimento Pré-Hospitalar, Segurança Contra Incêndio e Pânico, Salvamento Aquático, Salvamento em Altura, Resgate Veicular, dentre diversas outras que podem ser consultadas no currículo do CFO. Os cadetes têm também mais de 1000 horas dedicadas a disciplinas gerais, de áreas como hidráulica, física, química e direito.Durante esses anos de formação, os cadetes participam ainda de significativa quantidade de estágios operacionais e administrativos, bem como de atividades de cunho social. Ao final da Academia, os Cadetes ainda realizam uma Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Eventos Críticos, com duração aproximada de mais 2 meses.
CFO

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Rua Almirante Lamego, 381, Centro, Florianópolis - SC | CEP: 88015-600

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193