A Escola de Governo (EGov) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pelo Parecer CEE/SC n° 294 e pela resolução n° 237, ambos de 2 de setembro de 2014, pelo prazo de 3 anos, tendo sido homologados pelo decreto estadual nº 2.427, publicado no DOE/SC n° 19.925, de 17/10/2014. Quando do seu credenciamento, ficou autorizada a ofertar o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Riscos e Eventos Críticos (CGREC).
O recredenciamento, pelo prazo de 5 anos, ocorreu em 12 de dezembro de 2017, pelo parecer CEE/SC n° 253, sendo na mesma data exarada a resolução CEE/SC n° 098, com homologação pelo decreto estadual n° 1.576, publicado no DOE/SC n° 20.750, de 17 de abril de 2018.
Por meio do parecer CEDS/CEE/SC nº 124, de 26 de novembro de 2018, o CEE/SC autoriza a criação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Investigação de Incêndio e Explosão - Perícia, atendendo o disposto na resolução CEE/SC nº 013/2018.
Missão
“Promover o desenvolvimento de competências e a disseminação de conhecimentos que resultem na excelência em preservação de vidas, do patrimônio e do meio ambiente”.
Visão
“Ser referência nacional na qualificação, na inovação e na produção de conhecimentos para o desempenho das atividades bombeiris”.
Valores
O CBMSC, a exemplo das demais instituições militares, tem seus pilares alicerçados na hierarquia e na disciplina. O ensino no CBMSC é balizado pelos princípios contidos na carta magna segundo a qual ele tem por “finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Como valores basilares a serem desenvolvidos na corporação foram definidos doze valores que nortearão suas atividades de ensino:
- Aprimoramento constante;
- Comprometimento institucional;
- Credibilidade;
- Dinamismo;
- Disciplina e hierarquia;
- Ensino de excelência;
- Ética e moral;
- Empatia;
- Inovação;